Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

O Esporte pode transformar vidas. A Equatorial Energia acredita nessa ideia e incentiva projetos que fazem com que o esporte aliado à educação pode mudar perspectivas, pode fazer com que crianças e adolescentes que participam dos projetos patrocinados pela Companhia possam realmente ter direito ao esporte e fazer dele um caminho para seguir em frente, mesmo em meio a tantas adversidades. Quando pensamos no esporte de alto rendimento a premissa é a mesma, acreditar nas “pratas da casa” e levar o nome do Maranhão para o mundo por meio do esporte. Conheça algumas iniciativas apoiadas pela Equatorial Maranhão.

PROJETOS SOCIAIS

Ações Esportivas do Jaracaty

O Fórum de Desenvolvimento Sustentável oferece, desde 2013, um espaço seguro e acolhedor para que crianças e adolescentes do bairro do Jaracaty, em São Luís, tenham acesso a atividades esportivas e lúdicas. Por meio do Projeto Ações Esportivas do Jaracaty, aulas de judô, tênis de mesa, informática e atividades na brinquedoteca acontecem de segunda a sexta. Em 2019 o espaço foi reformado para que os alunos tivessem um espaço ainda mais confortável. Atualmente o fórum já tem professores de judô que foram formados nas turmas do projeto e nos prova que é possível aliar esporte e educação e que essa junção pode transformar vidas.

Judô é uma das atividades do projeto Ações Esportivas no Jaracaty

Escolinha CTM

A Escolinha de Futebol CTM atua desde 2017, no bairro Pindaí, em São José de Ribamar, com crianças e adolescentes ensinando futebol e cidadania. É um projeto socioesportivo executado pela Comunidade Terapêutica do Maranhão. Atualmente atende 80 meninos e meninas com idades entre 7 e 17 anos. O esporte tem sido uma ferramenta muito eficaz para ensinar às crianças atos de cidadania, incentivar a escola, a família. O esporte surge na vida das crianças dando nova opção e perspectiva de futuro que não o caminho das drogas. Também tem dado novos rumos para adolescentes que já estavam seduzidos pela enganosa vida fácil que o tráfico oferece.

Liberdade com Basquete

Com a certeza de que o esporte é fator de crescimento humano, a ex-jogadora da seleção feminina de basquete, Iziane Castro idealizou o projeto Liberdade com Basquete, buscando transformar vidas por meio do esporte, no bairro em que cresceu. Desenvolvendo o esporte educativo, como uma ferramenta de educação e formação de caráter e uma alternativa de socialização para crianças e adolescentes, o Liberdade com Basquete começou com o foco em fomentar escolinhas de iniciação de basquete, mas agora já oferece também a modalidade de futsal. As atividades são desenvolvidas na Quadra da Liberdade, que foi reformada e entregue àquela comunidade, pela Equatorial Maranhão, em 2016.

ESPORTE E INCLUSÃO

Inclusive, Praia!

É uma estação de lazer com múltiplos recursos acessíveis instalada em uma praia de São Luís, e é uma opção de lazer ideal para toda a família, mas foi pensado prioritariamente para pessoas com deficiência e idosos. Idealizado e executado pelo Coletivo Tiquira com Cuxá, o espaço foi desenvolvido para atender as famílias maranhenses que não tinham um espaço adequado para atender necessidades específicas para a prática de esporte de pessoas com deficiência. O projeto está em seu segundo ano de execução e em sua primeira temporada atendeu cerca de 1.750 pessoas. As atividades acontecem prioritariamente aos domingos, com esporte, cultura, inclusão, tudo à beira do mar e de forma gratuita! Jogos de tabuleiro acessíveis e as cadeiras anfíbias atraem muito as pessoas.

Conheça um pouco mais deste projeto porque todos têm direito ao lazer, Inclusive, Praia!

Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas

É uma competição com olhar para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social por meio do esporte. A Copa de Basquetebol em Cadeiras de Rodas é um instrumento que oferece oportunidade de acessibilidade, saúde e qualidade de vida aos atletas que praticam o basquete em cadeira de rodas. Já aconteceram 3 edições, em que reuniram-se equipes dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Ceará. É um evento que se mostra como alternativa para difundir e transformar a cultura da prática esportiva como meio de socialização de pessoas com deficiência. O representante imperatrizense é o Cenapa, campeão em 2019 e 2017.

Quebrando barreiras, superando preconceitos - Cedemac

O Centro Desportivo Maranhense para Cegos - Cedemac oferece para os deficientes visuais inclusão social por meio do esporte, que é direito de todos, e se mostrou fundamental na reabilitação do deficiente visual, tornando-se ferramenta indispensável para que a sociedade perceba o potencial das pessoas com deficiência. Atualmente são oferecidas aos atletas as categorias de Goalbol, Futebol de 5 para Cegos e Judô. Em 2017 o Cedemac foi campeão do principal campeonato de Futebol de 5 inclusive desde aquele ano o jogador Jardiel é convocada para a seleção brasileira de futebol de 5 para cegos. Por meio da lei de incentivo o Cedemac pode participar de diversas competições nacionais.

Alto Rendimento

Sampaio Basquete

Outra importante modalidade que recebe nosso apoio é o basquete. Por quatro anos seguidos, o Sampaio Basquete tem conquistado importantes resultados no cenário nacional. Além da alta performance, focamos também no social investindo em projetos como o ‘Liberdade com Basquete’, que proporciona aulas de basquetes para crianças de comunidades de São Luís.

Júlia Nina/Tóquio 2020

Desde que iniciou em competições oficiais, Júlia Nina tem se consagrado como uma das melhores atletas do país. Com resultados expressivos, Júlia é uma das grandes promessas da natação maranhense e já venceu o troféu Mirante esporte por 3 vezes. Desde 2017 está em curso o projeto Tóquio 2020, que como o próprio nome diz tem como foco as Olímpiadas Tóquio 2020 (que foi adiada para 2021). Foi criado para dar condições de treinamento a 04 atletas de nível nacional, para que participem da rotina de treinos e preparação para competições nacionais e internacionais, visando a participação nas olímpiadas de 2020.Os atletas contarão ainda com auxílio de bolsa para custear despesas de viagem, material esportivo e treinamentos. Os atletas oferecem aulas de natação para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.