Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Acreditamos que a cultura é primordial para a identidade do seu povo, assim, investimos em projetos que valorizem e incentivem a identidade cultural do maranhense, promovendo inclusão e transformação social.

Desde 2012, a Equatorial patrocina projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura no Maranhão e promove investimentos próprios em  instituições de notória participação no desenvolvimento social do Estado.

PROJETOS 2019-2020

São João do Maranhão

Somos uma das principais patrocinadoras do São João do Maranhão, festa  popular guiada pelo som dos maracás, matracas e pandeiros, com coreografias únicas.
Durante as festividades contribuímos com os arraiais e grupos de manifestações diversas que fazem mais vibrante a maior festa popular no Maranhão. Começamos com a Festança Junina do Ceprama e só encerramos com o Energia do São João, no mês de julho.

Caravana Pão com Ovo

Mais de um milhão de espectadores, com apresentações em diversas cidades do País e no exterior, a comédia Pão com Ovo, da Companhia Santa Ignorância, é sucesso por onde passa. Os números impressionam, mas é no subir das luzes do palco que entendemos a verdadeiro significado de tanto sucesso. A Caravana Pão com Ovo em 4 anos já percorreu mais de 5.000 Km em mais de 30 cidades maranhenses. Com público de 60 mil pessoas.

Festa da Música do Maranhão

Idealizado pelo músico Emanuel Jesus, a Festa da Música do Maranhão reconheceu diversos artista que fazem a música do Maranhão. Foram 3 dias com atividades diversas, entre oficinas, shows e uma noite de reconhecimentos dos talentos maranhenses com o Prêmio Papete. As atividades ocorreram no mês de novembro de 2019.

Festival BR 135

Sob o comando da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, o Festival BR 135 já acontece há alguns em São Luis e é o maior festival de música e mercado do Maranhão. Com um poderoso painel de sonoridades nos palcos, atividades formativas, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia, o BR135 é um dos únicos festivais de música independente do país em que todas as atividades são gratuitas. O Festival aconteceu em novembro de 2019. (informações do site FestivalBR135).

O Mulato em quadrinhos

Com roteiro de Iramir Araújo e desenhos de Ronilson Freire, a obra-prima de Aluízio Azevedo ganhou uma versão em quadrinhos. “O Mulato - em quadrinhos” foi lançado, com uma noite de bate papo e autógrafos, em novembro de 2019, durante a 13ª Feira do Livro de São Luís, e por uma feliz coincidência Aluízio Azevedo foi o grande homenageado do maior evento literário de São Luís. O idealizador do projeto Iramir Araújo visitou escolas, conversou com alunos sobre a concepção do projeto e escolha da obra, ministrou workshop de desenho e doou vários exemplares para bibliotecas de escolas públicas e escolas comunitárias.

Cultura em tempos de pandemia

Apesar do isolamento devido à crise sanitária por conta do novo corona vírus (de março a agosto de 2020), a Equatorial MA, como empresa que apoia e estimula a cultura, apoiou várias lives (shows pela internet). Essa foi a maneira que artistas e grupos de manifestações culturais encontraram para que a arte também ajudasse as pessoas a passar por esse momento novo e difícil. Assim foi possível fazer um São João forte e presente, apesar de não podermos estar nos arraiais. Apoiamos lives com os cantores Zeca Baleiro, Alcione, Rita Benneditto, Flávia Bittencourt, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Santa Fé, Boi de Maracanã e também em parceria com  a TV Mirante apoiamos o arraial Bumba Minha Casa e Arraiá da Mira e ainda o Pão com Ovo.

Lençóis Jazz e Blues Festival

Em 2019 aconteceu a 11º edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, que todos os anos encanta os amantes de música e arte nas cidades de Barreirinhas e São Luís. O Festival costuma acontecer entre os meses de agosto e setembro e reúne o melhor da música local, nacional e internacional. O propósito é sempre apresentar musicalidade, formação de plateia, intercâmbio cultural, poesia, sentimento e muita diversão. É mais de uma década proporcionando e colocando o Maranhão no mapa com um festival diverso, de alta qualidade e que já é data carimbada no Estado e no Nordeste. São mais de 25 apresentações em dois circuitos do festival que acontece em São Luís e em Barreirinhas. (informações do site lencoisjazzeblues.com.br)



Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.