Seus Direitos Garantidos

Nossos canais de atendimento estão preparados para atender os seus direitos previstos na LGPD. Exerça seu direito pela parte logada do site ou do aplicativo.

Tá em dia?

Pronto para aprender a economizar? Nós ajudamos você e sua família a evitar desperdícios de energia elétrica com dicas bem simples que no final do mês farão toda diferença.

  • Em épocas que tem mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A dica é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.
  • Você sabia que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia? Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.
  • Atualmente, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares não é mesmo? Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim você não gasta energia e ainda fica junto de quem você ama. Outra alternativa é evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.
  • Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.
  • Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.

Consumir energia elétrica de maneira mais eficiente é bom pra todo mundo. Pequenas atitudes fazem toda a diferença!

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.