Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Ao dirigir estes veículos perto da rede elétrica, que cuidados devo tomar?

Os períodos de colheita e preparação do solo nas atividades agrícolas são os mais críticos para a ocorrência de acidentes em razão do uso de máquinas de médio e grande porte e das queimadas.

Nesses períodos, é preciso redobrar os cuidados, observando se a altura e largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica e planejando as atividades para evitar os acidentes. Siga estas recomendações e fique seguro:

  • Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda;
  • Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.
  • Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão);
  • Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de três metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
  • Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;
  • Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos;
  • Nunca se aproxime ou toque em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a Equatorial;
  • Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição. Na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Por isso, até mesmo uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para os todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.
  • Caso o veículo encoste na rede elétrica, o condutor jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Equatorial, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor; caso haja um princípio de incêndio no maquinário, o condutor deverá pular para fora com os dois pés juntos, o mais longe possível e sem tocar na lataria.

Lembre-se em casos de acidente envolvendo energia elétrica na sua propriedade, chame a Equatorial.

Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica

Agora você pode receber um desconto na conta de luz caso atinja sua meta de redução de consumo.