Você mudou e nós mudamos pra atender melhor

Dia Mundial da reciclagem: projeto já reciclou mais de 28 mil toneladas de resíduos

Além da sustentabilidade contribui também com instituições filantrópicas   

Incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos e proporcionar sustentabilidade é o grande objetivo do projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão, que já existe há quase 10 anos. Por meio dele, muitos benefícios já foram alcançados desde o seu lançamento em 2011, quando se chamava Ecocemar. O projeto compõe a plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e passou a ser chamado de E+ Reciclagem desde o final de 2019.

Além de dar a destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na conta de energia, que pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou pode ser doado a uma instituição filantrópica. Hoje, a Equatorial Maranhão conta com 14 postos de coleta fixos do E+ Reciclagem espalhados pelo Maranhão, sendo 9 em São Luís, 3 em Imperatriz, 1 em Caxias e 1 em Timon.  Os postos estão funcionando seguindo às regras sanitárias conforme orientações dos órgãos de saúde. Acesse www.equatorialenergia.com.br para verificar endereços e horários de funcionamento.

Meio ambiente - As pessoas que decidiram aderir à coleta seletiva por meio do E+ Reciclagem são as principais responsáveis pela contribuição à sustentabilidade das nossas cidades. Já são mais de 190 mil clientes cadastrados, e essas pessoas reciclaram mais de 28 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha. Mais de 19 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 786.556 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 629.245 metros cúbicos de água. E as mais de 6 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 34.934 Megawatt hora de energia elétrica. 

Contribuição social - Os resíduos se converteram em descontos na conta de energia de muitas casas e instituições sem fins lucrativos, somando quase um milhão e meio (R$1.487.792,48) de reais em descontos em contas de energia. A exemplo da Fundação Antônio Jorge Dino, em São Luís, que já recebeu mais de 11 mil reais de desconto na conta de energia, ao longo desses anos.

Apesar do projeto não trabalhar com vidros, uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Maternidade Marly Sarney e a Equatorial Maranhão foi firmada e está arrecadando frascos de vidro para potencializar a doação do leite materno, alimento precioso que pode salvar vidas de crianças prematuras. Para que essa doação seja viabilizada, é preciso que o leite seja coletado corretamente e armazenado em frascos de vidro com tampa de plástico. Para isso, o cliente deve levar esse material até um dos postos do E+ Reciclagem em São Luís.

Neste ano de 2021, um projeto piloto tem se iniciado em São Luís com a parceria entre o projeto E+ Reciclagem e alguns condomínios residenciais de São Luís, com o intuito de incentivar os moradores nesta cultura da reciclagem. O projeto consiste na separação dos resíduos por tipo, nos condomínios, onde o projeto passa na localidade para levar os resíduos e converter em bônus na conta do condomínio. Os condomínios de São Luís que estão participando desse projeto são: Portal da Lagoa, Village dos Pássaros 2 (S. José de Ribamar) e Reserva da Lagoa.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.