Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Eleições 2020: ações para garantir a continuidade da energia elétrica são definidas

Mais de mil profissionais estarão mobilizados no dia 15/11 para acompanhar as eleições municipais 2020

As eleições representam um grande ato cívico para a população brasileira. Por entender a sua importância, a Equatorial Maranhão desenvolveu o Plano Operacional Especial para as Eleições 2020, que foi apresentado e entregue ao Sr. Tyrone Silva, Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na manhã desta quarta-feira (04/11).

O objetivo do plano é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o rápido restabelecimento do sistema em caso de falta de energia. Em especial, a todos os pontos mapeados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nos locais de votação e totalização das Eleições 2020. O plano é dividido em etapas, onde a primeira foi iniciada nos meses anteriores a novembro.

Durante a entrega do plano, estiverem presentes a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares e a Executiva de Operações, Stephanie Silva. Também estiveram presentes, representando o TRE, além do Desembargador Tyrone Silva, o Diretor Geral Gustavo Vilas Boas, o Secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes, a Secretária de Administração e Finanças, Débora Veras, entre outros.

Segundo a Gerente de Relacionamento com o Cliente, este plano mostra as ações que a distribuidora vem desenvolvendo para garantir a continuidade e atendimento durante as eleições. “O plano foi desenhado e colocado em basicamente duas grandes etapas. Uma contemplando as ações preventivas e de segurança nos locais de votação, e a segunda etapa contemplando as ações corretivas”, declarou Francila Soares.

Já o desembargador do TRE Tyrone Silva, pontuou a importância da parceria com a Equatorial Maranhão e comentou sobre como funcionará o fluxo de informações entre as duas instituições em casos de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia. “Temos confiança no trabalho que a Equatorial desenvolve, em especial, quando se trata de eventos como este. Mais do que em outros anos, este, precisaremos atuar de maneira sincronizada para que tudo dê certo”, enfatizou.

Ações pré-eleições

O plano começou a ser posto em prática com ações de mapeamentos, manutenções preventivas e ações estratégicas de segurança nos locais de votação e totalização dos votos.

Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE-MA disponibilizou 31 Juntas Especiais e 109 Juntas em Cartórios, com seus respectivos endereços e contas contrato, para que fosse mapeado pela Equatorial Maranhão e inspecionado. A manutenção nos circuitos dessas juntas e cartórios foram realizadas.

Nas eleições

A segunda etapa contempla as ações corretivas e de recomposição em casos de contingência no dia das eleições, com o objetivo de garantir a agilidade no restabelecimento do sistema elétrico em caso de ocorrência de falta de energia nos locais de votação e juntas totalizadoras de voto. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica. Vale ressaltar que existem casos de situações intempestivas como queimadas em baixo das redes de distribuição, acidentes em vias públicas e vandalismo, que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

Em todo Estado serão mobilizados mais de 1.300 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.

A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15/11 (primeiro turno) e dia 29/11 (segundo turno), além do período da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA - para os dias de eleição (15/11 e 29/11) foi criada, em caráter extraordinário, uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.