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Comunicado sobre as ações da Equatorial Maranhão frente as medidas da Aneel para a Covid-19

Uma série de medidas foram anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL nesta terça-feira (24/3), em Reunião Pública Extraordinária, para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, essencial para a população, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que algumas dessas medidas já estavam sendo realizadas pela Equatorial Maranhão em todo o Estado, são elas:

  • Fechamento das agências de atendimento;
  • Priorização das solicitações de urgência e emergência;
  • Elaboração de um plano de contingência específico para atender unidades médicas e hospitalares;
  • Realização dos desligamentos programados apenas em casos essenciais e emergenciais e;
  • Disseminação e incentivo do uso dos canais digitais.

Em relação às novas medidas tomadas pela Equatorial Maranhão, a principal delas, conforme Resolução Normativa, é a não realização do corte de energia nos próximos 90 dias para clientes residenciais (Normal, Baixa Renda ou Residencial Rural) e em unidades que tenham atividades consideradas essenciais, conforme legislação. Ressaltamos que é importante que os clientes que tiverem condições de pagar a conta de energia assim o façam, evitando o acúmulo de débito.

Neste momento tão crítico para o mundo, não podemos prejudicar a continuidade da prestação de um serviço essencial para a população, que gera milhares de empregos e arrecada tributos para o Governo Federal, para os Estados e municípios, instituições que, neste momento, estão mobilizadas no combate ao Coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona também como meio de arrecadação para instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar seu trabalho social.

Outros pontos abordados e adotados pela Equatorial são:

Leitura de consumo

  • A empresa mantém o serviço para as unidades que não precisam de acesso ou contato direto com os clientes;
  • No caso das unidades com medidores internos ou algum impedimento de acesso, o faturamento será feito pela média dos últimos 12 meses, como previsto na resolução e, alternativamente, a empresa vai incentivar a autoleitura.

Entrega de faturas

  • As faturas de energia também estão disponíveis por meio eletrônico. Todas as faturas já estão disponíveis nos canais digitais. Para retirar o código de barras para pagamento e a segunda via da conta, acesse aqui ou o atendimento via WhatsApp (98) 2055-0116.

Para receber por e-mail sua fatura a sugestão é que todos que tem acesso a esta ferramenta façam adesão ao serviço imediatamente, sem qualquer custo. No Maranhão, o cliente pode solicitar este serviço por este site, clicando aqui.

Outros canais digitais:

APLICATIVO PARA SMARTPHONES: O aplicativo EQUATORIAL ENERGIA para smartphones pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP (FALE COM A CLARA): A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência artificial e basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar por mensagem de texto.

Vale frisar que neste momento todos os esforços estão concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e continuidade. As demais medidas e determinações feitas pela ANEEL serão adotadas pela Equatorial Maranhão, conforme resolução.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão

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