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Esclarecimento sobre áudio que circula em WhatsApp

Sobre um áudio que tem circulado no WhatsApp acerca de débitos com mais de 90 dias vencidos, a Equatorial Maranhão esclarece que cumpre rigorosamente a Resolução Aneel 414/2010.

Cabe destacar o procedimento do processo de entrega de conta e prazos para o corte e religação do fornecimento, conforme abaixo:

1° A conta de energia deve ser entregue pela Equatorial Maranhão com até cinco dias úteis antes do vencimento.

2° Após o vencimento, caso a conta não seja paga, em média, com até três dias a Equatorial Maranhão entrega o comunicado individualizado de Reaviso de Vencimento.

3° Decorridos 15 dias após a entrega do Reaviso de Vencimento individualizado o imóvel já fica sujeito ao corte no fornecimento da energia elétrica.

4° Antes do corte é entregue o comunicado de pré-negativação, alertando o cliente sobre a negativação junto aos órgão SPC e SERASA.

5° No dia da visita das equipes de cobrança, na abordagem, caso a conta já esteja paga e/ou seja mostrado o comprovante  de pagamento, a equipe não realiza o corte. Ao contrário, se a conta não estiver paga, a equipe realiza o corte e orienta o cliente a regularizar o pagamento e solicitar a religação por meio dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão.

6° Após o pagamento o cliente solicita para a Equatorial Maranhão a religação, que pode ser normal (com prazo de até 24 horas) ou de urgência (com prazo de até 4 horas) para execução do atendimento.

Diferente da informação do áudio sobre os medidores, as equipes da Equatorial Maranhão não interferem no mecanismo interno dos medidores de energia elétrica. Esses equipamentos são adquiridos de fabricantes que tem o selo do INMETRO. A mesma resolução também estabelece que as equipes das concessionárias tem livre acesso ao medidor, para as inspeções de rotina.

Esse é o compromisso da Equatorial Maranhão: oferecer uma energia cada vez melhor, tratando os clientes com transparência e responsabilidade.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

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